terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ego é o centro da consciência inferior, diferente do Eu que é centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória.
(Wikipédia)

2 comentários:

  1. Caro Gui, gostei da ideia! Sabe o tal de EGO e algo meio estranho pois, por mais que atrapalhe , nao desnorteia de todo, por mais que seja o centro da vaidade, nao te cega por completo. Na verdade , muitas vezes mostra caminhos novos pras burradas que ele te enfia e, sendo assim cria novos horizontes com novas verdades. Isto tudo sendo analisado junto, me mostra como crescer frente a inexatidao dos nossos atos. Louco? Sem duvidamas, um fato. Abraço e parabens pela ideia. Talvez nos transformaremos em mais dois loucos deste universo maravilhoso que nos foi deixado pra usufruir.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, acredito que exista um EGO bom, que nos impulsiona, que diferencia o medíocre daquele que move o mundo para o bem. Falo daquele EGO negativo, que provoca inveja, que desencadeia guerras pessoais, enfim que te faz ver outro ser humano como teu inimigo. Este EGO que devemos tratar, muitas vezes até no campo espiritual e nos levar à "utopia" do amor universal, incondicional.

    ResponderExcluir